sábado, 30 de abril de 2016

       PERSONAGENS DA HECATOMBE DE GARANHUNS
      CAPITÃO FRANCISCO SALES VILA NOVA E MELO



   O capitão Francisco Sales Vila Nova e Melo nasceu em Bonito no dia 31 de março de 1872, era filho de João Cândido de Melo e Ana Hortência Vila Nova. Aos dois anos foi trazido pelos pais para Garanhuns. Do seu matrimônio com D. Prima nasceram oito filhos: Aurora, Abel, Aurina, Agnaldo, Zélia, Plínio, Mario e Zara.
   Foi um cidadão sempre caridoso e voltado para os mais pobres, no seu trabalho social foi rábula, advogado sem diploma, Foi fundador da Funerária Deus, Amor e Caridade com objetivo ade ajudar os desamparados,  foi um dos idealistas da Comissão Pro-flagelados da seca de 1915, recolhendo mantimentos e roupas para os exilados que vieram para Garanhuns, realizava todos os anos o Natal das Crianças Pobres, onde presenteava as meninas com brinquedos e guloseimas. Seu nome chegou a ser citado na revista The Missionary Survey, nos Estados Unidos, como um homem muito caridoso de Garanhuns que todos os anos fazia uma festa de Natal para as crianças pobres. Recebeu duas menções honrosas e duas medalhas de ouro nas exposições de produtos e cereais de Turim e Bruxelas. 
Após cometer o assassinato do Coronel Júlio Brasileiro foi defendido no tribunal de Justiça pelo Dr. Brito Alves, sendo absolvido no dia 12 de dezembro de 1917. Retornando a Garanhuns continuou ajudando os mais carentes. Ocupou o cargo de administrador do açougue público municipal até 22 de março de 1949, quando se aposentou. Faleceu em 07 de julho de 1959, aos 87 anos, sendo enterrado no município de Jupi. Em 28 de outubro de 1960 foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Garanhuns com o nome de uma Rua, transversal entre a Rua Augusto Calheiros e Salatiel Pessoa, no Bairro da Boa Vista. (Lei nº 317 - Livro de Resoluções da Câmara de Vereadores de Garanhuns página 130 ). 
        
       Pesquisa realizada pelo professor Cláudio Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário