quinta-feira, 28 de abril de 2016


            PERSONAGENS DA HECATOMBE DE GARANHUNS
                         DR. ANTÔNIO BORBA JUNIOR
                               Bico de Pena - Artista plástico Espedito Dias.
    Dr. Antônio Borba Junior nasceu na Bahia em 1889 e se formou pela Faculdade de Medicina daquele Estado. Veio para Garanhuns em 1914  exercer a profissão, onde nos primeiros meses de estadia residiu na casa de uma tia e dos seus dois primos, depois alugou uma residência na Avenida Santo Antônio nº 22, mantendo também o seu consultório, tendo como companheiro o amigo e cirurgião dentista Osório Souto, que também havia se formado pela Faculdade de Medicina da Bahia.
     Na eleição para prefeito de Garanhuns em 10 de julho de 1916, foi candidato a sub-prefeito, na chapa de oposição que tinha o Dr. José da Rocha Carvalho como candidato a prefeito, concorrendo os médicos contra a chapa formada pelo Coronel Júlio Brasileiro, prefeito, Capitão Thomaz Maia, sub-prefeito. 
     Derrotados nesta eleição, Dr. Borba Junior voltou as suas atividades, o qual gozava de prestígio e era amado pela sua clientela.
    Com o assassinato de Júlio Brasileiro no Café Chile em Recife em 14 de janeiro de 1917 e com a chegada da notícia no dia seguinte, a sua casa foi invadida por vários homens armados, que acreditando que os adversários políticos do Coronel Júlio Brasileiro eram os autores intelectuais do crime e entre eles o Dr. Borba Junior por ter sido adversário político na eleição de julho de 1916, o médico foi covardemente agredido e depois levado para cadeia pública, sendo vitimado quando a cadeia foi invadida por dezenas de homens armados, que queriam vingar a morte do chefe político, Júlio Brasileiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário