SOLDADOS MORTOS NA HECATOMBE DE GARANHUNS SÃO REFERENCIADOS NO
34º ANIVERSÁRIO DO 9º BPM
Foi realizada na manhã do dia 19 de abril no pátio externo da Sede do 9º BPM Solenidade Militar, alusiva ao 34º aniversário da fundação do Batalhão Arruda Câmara, sediado em Garanhuns. Atualmente o Batalhão é comandado pelo Tenente-Coronel Ely Jobson Bezerra de Melo. Na solenidade fazendo menção a história da Polícia Militar em Garanhuns, o comando destacou que antes da criação do 9º Batalhão a Polícia Militar já se fazia presente no município desenvolvendo sua principal missão, de oferecer segurança pública aos munícipes, destacando que no início do século XX, precisamente no dia 15 de janeiro do ano de 1917, a PMPE participou do evento, que ficou marcado na História da Cidade, a Hecatombe de Garanhuns, quando a cadeia pública, foi invadida por 120 homens armados, e em ato heroico, o Cabo Antônio Pedro de Souza (Cabo Cobrinha), Comandante da Guarda da cadeia, e mais quatro soldados, Ezequiel Cabral de Souza, Francisco Maciel Pinto, Pedro Antônio Dias e Manoel João de Oliveira, resistiram bravamente, até que tombaram sem vida, todos os cinco militares ali de serviço, no estrito cumprimento do dever legal, ao total 16 vidas foram ceifadas naquele lugar. Antes da invasão, o Cabo Cobrinha, proclama a seguinte frase: “Só entram aqui, depois de passar por cima do meu cadáver”, e assim de fato ocorreu.
Durante a invasão conseguiu escapar o sargento Pedro Cavalcanti Malta, que auxiliou a Guarda e pertencia ao 3º Batalhão, com destacamento em Bom Conselho.
o Tenente Moab Teles Rocha é um dos membros da Comissão do Memorial.
Parabéns pelo Blog, professor Cláudio, uma sociedade, que não preza pela sua História, está fadada ao fracasso.
ResponderExcluirParabéns pelo Blog, professor Cláudio, uma sociedade, que não preza pela sua História, está fadada ao fracasso.
ResponderExcluir