quinta-feira, 28 de abril de 2016

                PERSONAGENS DA HECATOMBE DE GARANHUNS
                  IRMÃOS ARGEMIRO E JÚLIO MIRANDA
                               

                                             Bico de Pena - Artista Plástico Espedito Dias.

      Júlio Tavares de Miranda nasceu em 1872, era casado com Ignez Guilherme de Miranda, eram seus filhos: Delmiro, Luiz, Maria José, João, Pedro, José Guilherme e Carlos. Conceituado fazendeiro e comerciante em Garanhuns e na Capital Pernambucana, onde em sociedade com seu irmão Argemiro Miranda possuía um estabelecimento comercial.  Em Garanhuns eram sócios do principal armazém da cidade, chamada Bela Aurora ou Armazém das 12 Portas. 
    Argemiro Tavares de Miranda nasceu em 1869, era casado com Mirandolina Souto de Miranda, eram seus filhos:Arnaldo, Argemiro e Theotônio. Argemiro Tavares de Miranda, se destacou na sociedade garanhuense no jornalismo e na pintura, ensinando ao sobrinho e futuro escritor Luís Jardim os primeiros traços da arte de desenhar. 
   Argemiro Miranda foi eleito prefeito de Garanhuns em 22 de março de 1911, após haver uma nova eleição para preenchimento do cargo do executivo, em virtude, da renuncia do prefeito Antônio Isaac de Macedo. Devido a perseguições políticas e restrições financeiras impostas pelo governador General Dantas Barreto, o Tenente-Coronel Argemiro Miranda renuncia ao cargo em fevereiro de 1912.
   Apesar do curto período do seu governo, Argemiro Miranda fez uma profícua administração. A iluminação pública foi restaurada com a substituição do carboreto por lâmpadas a álcool e com novos postes. Limpou a cidade do mato que crescia nas ruas e fez aplainamento das mesmas, aterrando os fossos causados pela erosão pluvial. Deu início ao alargamento das calçadas  e o seu nivelamento, padronizando também as larguras por dois ou três metros, conforme as ruas.
  Argemiro e Júlio Miranda foram vítimas da Hecatombe de Garanhuns. Em homenagem aos irmãos Mirandas a Praça em que ficava a cadeia, chamada Praça da Independência passou a se chamar até os dias de hoje Praça Irmãos Miranda. 
   A Família Miranda eram oriundos de Panelas dos Mirandas, sendo os pais de Júlio e Argemiro, o senhor Theotônio Miranda e D. Mira Miranda.
       Fonte: História de Garanhuns - Alfredo Leite Cavalcanti e pesquisa realizada pelo professor Cláudio Gonçalves. 
          
  
       
                                       Praça Irmãos Miranda - Centro de Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário