quinta-feira, 28 de abril de 2016


         PERSONAGENS DA HECATOMBE DE GARANHUNS

                                          Bico de Pena - Artista Plástico Espedito Dias


      Manoel Antônio de Azevedo Jardim, nasceu em 1867, era casado com Angélica Aurora de Miranda Jardim, do casal nasceram Maria das Dores, Maria do Carmo e Luís Inácio de Miranda Jardim, que se tornaria um dos mais célebres escritores do país. 
       Foi o 2º prefeito eleito de Garanhuns, obtendo na eleição 631 votos. Na sua administração que se estendeu de 1895 a 1898 criou a primeira escola pública do municipal para o curso primário, sendo a primeira professora dona Maria Jardim.
    Na eleição para o mandato de 1901 a 1904 foi novamente eleito prefeito de Garanhuns. As principais realizações do seu segundo governo foi a compra de um prédio que servia de armazém ao Sr. Belarmino da Costa Dourado, a finalidade era reconstruir o Paço Municipal, em virtude, do edifício do Paço da Câmara encontrar-se em estado ruinoso. O prédio ficava localizado no edifício do antigo Fórum e depois Associação Comercial de Garanhuns, na Avenida Santo Antônio. Outros Atos do seu governo foram a criação da segunda escola municipal de curso primário e inauguração do primeiro serviço de iluminação pública, composta aproximadamente de 40 lampiões a querosene, afixadas nas esquinas das ruas e becos da cidade. 
    Manoel Antônio de Azevedo Jardim foi prefeito de Canhotinho, eleito Deputado Estadual em duas oportunidades e professor jubilado. Em 15 de janeiro de 1917 foi uma das vítimas da Hecatombe.
                                                        
                  Fonte: História de Garanhuns - Alfredo Leite Cavalcanti.





Nenhum comentário:

Postar um comentário