quinta-feira, 19 de maio de 2016

SEGUNDO ENCONTRO DA COMISSÃO DO MEMORIAL DA HECATOMBE ACONTECEU NA QUARTA-FEIRA NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GARANHUNS


        Da esquerda para a direita: Dr. Luís Jardim, Cláudio Gonçalves, Antônio Vilela, Dra. Alba Regina, 
Tenente Moab, Glauco Brasileiro, Ivanilce Rodrigues e escritora Ivonete Xavier. 



  Na quarta-feira, dia 18 de maio, ás 19:00 horas, no Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, aconteceu o segundo encontro da Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe de  Garanhuns. Estiveram presentes os membros da Comissão: Glauco Brasileiro, Dr. Luís Jardim, Audálio Ramos, Tenente Moab Teles, Ivanilce Rodrigues, Dra. Alba Regina, professores Cláudio Gonçalves e Antônio Vilela. Participaram também da reunião o Diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns Anchieta Barros e a escritora Ivonete Xavier. 
 Neste encontro a Comissão avaliou as ações previstas para o mês de abril, debateu aspectos econômicos, políticos e culturais do período do Jardinismo e Julismo em Garanhuns, deliberou as ações para o mês de junho e elaborou o esboço da Programação do Centenário da Hecatombe de Garanhuns, que consistirá a partir do Festival de Inverno em exposição da eleição de 1916 em Garanhuns e palestras.
  Dando continuidade a programação nos meses posteriores acontecerão o Projeto Roda de Conversa com os alunos das Redes de Ensino do Município, exposição com salas temáticas que destacarão personagens, economia, cultura, arquitetura e mobiliário do início do século XX em Garanhuns. Nos dias  05 á 15 de janeiro de 2017, está previsto a continuidade da exposição, lançamento do selo alusivo ao centenário, homenagem do 9º BPM ao Cabo Cobrinha e os demais soldados mortos na Hecatombe de Garanhuns, e no 15 de janeiro, dia do centenário da Hecatombe de Garanhuns está programado caminhada com saída do Parque Euclides Dourado, a aposição da placa no prédio onde funcionou a cadeia pública, Culto e Missa.
  No próximo encontro da Comissão a programação será definida e divulgaremos no blog as datas e locais das atividades e solenidades.
    Ao final do encontro foi entregue ao membro Glauco Brasileiro a cédula de votação do dia 10 de julho de 1916 do coronel Júlio Brasileiro. 
  Na terça-feira dia 24 de maio, ás 09:00 horas, na Prefeitura de Garanhuns, a Comissão do Memorial da Hecatombe estará entregando ao prefeito Izaías Régis, os quadros dos ex-prefeitos: Manoel Jardim, Francisco Veloso, Argemiro Miranda e Júlio Brasileiro, que passará a fazer parte da Galeria dos Ex-prefeitos. 
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário