segunda-feira, 16 de maio de 2016

PRÉDIO DA CADEIA ONDE OCORREU A HECATOMBE DE GARANHUNS. 

 O prédio da primeira cadeia de Garanhuns foi construída em 1904 no governo do prefeito tenente-coronel Francisco Veloso da Silveira, ficando localizada na Praça da Independência (atual Praça Irmãos Miranda). No dia 15 de janeiro de 1917 foi atacada por mais de 100 homens armados que queriam vingar a morte do coronel Júlio Brasileiro. resultando na morte de Manoel Jardim, Francisco Veloso, Sátiro Ivo, Dr. Borba Junior, Argemiro Miranda, Júlio Miranda, Gonzaga Jardim, Cabo Cobrinha e os soldados Ezequiel Cabral de Souza e Francisco Maciel Pinto.
 O Dr. José Francisco Ribeiro Pessoa, Juiz nomeado para a formação de culpa dos responsáveis pela Hecatombe de Garanhuns, em seu relatório descreve com precisão a sua localização: "A cadeia onde ocorreu os horrendos crimes ficava a poucos metros de distância do telégrafo, num terreno baldio, numa rua cinzenta e estreita, tendo sua fachada para o oitão da Igreja Presbiteriana". 
 O prédio da cadeia após a Hecatombe de Garanhuns ficou sendo chamado pelos moradores de Garanhuns, como o Matadouro e Pelourinho da Vingança. Em 1923 o prédio foi desativado e, as crianças em suas brincadeiras desafiavam umas as outras para passarem a noite em frente ao prédio como demonstração de coragem, pois muitas pessoas da cidade diziam que a noite ouviam as vozes daqueles que foram vitimados na Hecatombe de Garanhuns.
   Atualmente no prédio funciona o escritório da COMPESA e, apesar das mudanças em suas estrutura, a sua fachada ainda lembra alguns traços arquitetônicos da antiga cadeia.   
  
                                   Pesquisa realizada pelo Professor Cláudio Gonçalves.

      


      






Nenhum comentário:

Postar um comentário