sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

BANDEIRA A MEIO MASTRO, CAMINHADA, INAUGURAÇÃO DE PLACA, CULTO E MISSA REGISTARAM OS 100 ANOS  DA HECATOMBE DE GARANHUNS.
               
Arte: Jackson Fitipaldi. 

   No dia 15 de janeiro, uma das maiores tragédias por questões políticas do interior de Pernambuco e que repercutiu dolorosamente na sociedade brasileira, a Hecatombe de Garanhuns, completou 100 anos. o dia foi marcado por diversas reverências as principais vítimas do episódio histórico.  
Bandeira a meio mastro em frente ao Palácio Celso Galvão. 
   As atividades promovidas pela Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe em parceria com a Prefeitura de Garanhuns tiveram inicio ás 7 horas com  o hasteamento da bandeira de Garanhuns a meio mastro em frente ao Palácio Celso Galvão,  Projeto de Lei Nº 4352/2017 de autoria do vereador Audálio Ramos Machado Filho, ato que será repetido a cada 15 de janeiro em memória as vítimas da Hecatombe. 
Caminhada da Paz
   Membros da Comissão, autoridades e o Grupo de Amigos Caminhantes do Parque ás 8 horas saíram do Parque Euclides Dourado em caminhada pelas ruas da cidade até a loja de atendimento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), sede da antiga cadeia pública da cidade, inaugurada em 1904 pelo prefeito Francisco Veloso da Silveira. No local, os caminhantes foram recebidos pela Orquestra Manoel Rabelo que executou músicas religiosas, o hino de Garanhuns e o toque de silêncio em homenagem as vítimas da centenária tragédia (Coronel Manoel Jardim, Tenente-Coronel Francisco Veloso, Coronel Argemiro Miranda, Capitão Júlio Miranda, Major Sátiro Ivo,  Dr. Antonio Borba Junior, Gonzaga Jardim, Cabo Antônio Pedro de Souza (Cobrinha) e os soldados Manoel João de Oliveira, Francisco Pinto Maciel, Pedro Antônio Dias e Ezequiel Cabral de Souza). O momento contou com a presença do Prefeito em Exercício, Haroldo Vicente, membros da Comissão da Memorial o Centenário da Hecatombe, representantes das famílias dos mortos na tragédia, Secretária de Comunicação social, Jacqueline Menezes, Controlador do Município, Glauco Brasileiro, que também é membro da Comissão do Memorial da Hecatombe. O descerramento da placa, que ficou fixada na entrada do prédio histórico, foi realizada pelo Prefeito em Exercício, Haroldo Vicente, Dr. Igor Galindo, Gerente da Unidade de Negócio da Compesa e Cláudio Gonçalves de Lima, Presidente da Comissão do Memorial da Hecatombe.
       Após o descerramento, foram plantadas duas mudas no jardim por duas integrantes dos Amigos Caminhantes do Parque, Selma Melo e professora Cicera.  
Descerramento da placa. 

     
Orquestra Manoel Rabelo. 
 Reproduzimos duas entrevistas do site da Prefeitura Municipal de Garanhuns realizadas no local por Aquiles Soares que faz parte da equipe de imprensa do Governo Municipal:
 “O fato é marcante não apenas para Garanhuns, mas para todo Pernambuco, já que foi uma das maiores tragédias políticas do estado. A comissão surgiu com esse objetivo, de resgatar figuras que foram importantes durante o episódio. Para que a população tome conhecimento do outro lado da história, não apenas da violência da hecatombe”, declarou o presidente da Comissão do Memorial, o professor Cláudio Gonçalves. 
Café da manhã - Sede da CDL-Garanhuns. 
O que foi a Hecatombe – O episódio, que aconteceu em 15 de janeiro de 1917, ficou marcado por ser uma série de assassinatos de comerciantes e políticos. O resultado da eleição teria motivado os assassinatos. Sales Vilanova, opositor político, matou o então prefeito eleito, Júlio Brasileiro, no dia 14 de janeiro, no Recife, capital do Estado. As outras pessoas foram assassinadas dentro da cadeia pública, onde estavam sob guarda. Os documentos mostram que mais de 15 pessoas foram mortas no período.Através de uma parceria com a Compesa, a sede da instituição permitiu que a comissão organizasse uma homenagem por meio de uma placa, que foi instalada na entrada do prédio onde ocorreu a chacina. Dentre os mortos no episódio estava o coronel Júlio Brasileiro, prefeito eleito na época e que não pode tomar posse por ter sido assassinado no dia 14 de janeiro daquele ano. “É importante ressaltar que apesar da tragédia, o que prevalece é a paz. O fato ficou na história do município, mas aquilo que houve no passado não reflete em nosso futuro. Nessa data realmente não há comemoração, a família apenas segue enlutada pelos cem anos da tragédia”, declarou o representante da família Brasileiro, o controlador municipal, Glauco Brasileiro. 
Culto Igreja Presbiteriana. 
    Na sequência foi oferecido um café da manhã aos presentes pelo Presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Garanhuns, Geraldo Nogueira, na sede da Instituição. Complementando as atividades do centenário da Hecatombe de Garanhuns foi realizado um culto na Igreja Presbiteriana Central, ás 10 horas, ministrada pelo Pastor José Hugo Oliveira do Carmo e encerrando a programação aconteceu na Catedral de Santo Antônio, às 19:30 horas com a missa celebrada pelo padre Roberto Junior.  
Missa Catedral de Santo Antônio.
     Outras imagens deste evento e das palestras que aconteceram do dia 10 a 13 de janeiro de 2017 no Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns estão disponíveis no Grupo da Comissão no Facebook. Endereço para o acesso:  https://www.facebook.com/groups/1692869044306246/

  Agradecemos o apoio: Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, Prefeitura Municipal de Garanhuns, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, AMSTT, Comando do 9º BPM, CDL-Garanhuns, Diocese de Garanhuns, Igreja Presbiteriana Central, Câmara de Vereadores de Garanhuns, SESC, COMPESA, Rádio Jornal, FM Sete Colinas, Marano FM, 87 FM, Jornal O Columinho, Jornal Cidade, Folha da Cidade, Correio Sete Colinas, Jornal o Monitor, Jornal Folha de Pernambuco, Jornal Diário de Pernambuco, blogueiros de Garanhuns e Região, os quais não citarei nomes para não omitir algum blog que contribuiu para a divulgação dos eventos, e por fim, a todos os membros da Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe de Garanhuns.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário