segunda-feira, 25 de julho de 2016

INSTITUTO HISTÓRICO E COMISSÃO DA HECATOMBE PARTICIPAM DOS 101 ANOS DE ALGODÕES

  Ontem, 24 de julho, Algodões, 2º Distrito de Sertânia, completou 101 anos de sua existência, nesta data histórica, os membros do IHGG e Comissão do Memorial da Hecatombe, Maxwel, Junior e Cláudio Gonçalves, participaram a convite do escritor Cândido Rocha das festividades do aniversário daquele belíssimo Distrito.  
Casa onde residiu Dr. Rocha Carvalho
   Os membros do IHGG e Comissão do Memorial da Hecatombe tiveram a oportunidade de conhecer o lugar onde o Dr. Rocha Carvalho, que disputou a eleição de 1916 em Garanhuns, viveu seus últimos dias de vida. 
  O escritor Cândido Rocha, relatou que no final de 1917, o Dr. Rocha Carvalho, chegava a Algodões, devido a todas as ameaças e perseguições que sofreu durante o processo da Hecatombe de Garanhuns. Em Algodões construiu a sua residência e o primeiro posto de saúde do Sertão, atendendo as pessoas mais carentes dos povoados vizinhos, diversas vezes dispensando os honorários.  Dr. Rocha Carvalho também foi um dos moradores que foi de fundamental importância para a construção e inauguração da Igreja de São Sebastião em Algodões em 1922. Sempre caridoso e prestativo, realizou vários trabalhos sociais, falecendo em 27 de março de 1925, após contrair a tuberculose, resultado de pacientes que estavam com a doença, mas que o Dr. Rocha não se recusava em atender. Em sua homenagem foi dada o nome a uma rua de Algodões. O Dr. Rocha Carvalho foi sepultado no cemitério Parque das Lágrimas, local onde na lápide do seu túmulo está registrado: José da Rocha Carvalho, 19/03/1889 - 27/03/1925. 
Igreja de São Sebastião
  O final das festividades foram marcadas com o lançamento do livro Algodões: Seu Povo e sua História, de autoria do escritor Cândido Rocha no Clube Recreativo de Algodões. Estiveram presentes moradores, professores e autoridades. Um momento emociante, e que na oportunidade o professor Cláudio Gonçalves, representando o IHGG e Comissão do Memorial da Hecatombe de Garanhuns, foi convidado a mesa, depois discursando sobre a importância do livro para o resgate histórico de Algodões, o trabalho que o Instituto Histórico de Garanhuns vem desempenhando nesse sentido e o centenário da Hecatombe de Garanhuns, relembrando a passagem do Dr. Rocha de Carvalho pelo município de Garanhuns no período que antecedeu a Hecatombe.
   Depois do lançamento foi oferecido um coquetel aos convidados e para celebrar os 101 anos de Algodões foi cantado os parabéns e cortado um bolo. 
  Ao escritor Cândido Rocha e todos os moradores de Algodões agradecemos pela recepção e a oportunidade de conhecermos um pouco da sua História e de seu morador ilustre Dr. José da Rocha Carvalho.  
                       
Túmulo do Dr. Rocha Carvalho
      
Junior, Maxwel, escritor Cândido Rocha e Cláudio Gonçalves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário