sábado, 7 de janeiro de 2017

    HÁ CEM ANOS ACONTECIA A NOVA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE GARANHUNS.     
     
Tenente-Coronel Júlio Brasileiro. 

      Na eleição de 10 de julho de 1916, os resultados das urnas deram a vitória ao tenente-coronel Júlio Brasileiro, mas dias depois a eleição foi anulada, por motivo de inelegibilidade do deputado Júlio Brasileiro e a suspeita de títulos de eleitores duplicados. O governador Manoel Borba aliado do coronel Júlio Brasileiro, que pertencia ao seu partido (Partido Republicano Democrático), tomou como resolução marcar uma nova eleição para o dia 07 de janeiro de 1917, relegando os protestos da oposição. 

       A eleição de 07 de janeiro de 1917 aconteceu no domingo, desta vez, o coronel Júlio Brasileiro concorreu em chapa única, devido às desistências dos doutores Rocha Carvalho e Borba Junior que não concordaram a decisão do governador Manoel Borba. O capitão Thomaz Maia se mantinha como subprefeito na chapa. A eleição não deixou de serem marcadas por protestos, as manifestações foram lideradas por Francisco Grossi e o capitão Sales Vila Nova, que com um abaixo assinado solicitavam aos mesários das sessões eleitorais para que o documento fosse anexado as Atas de Votação, os lideres dos protestos, alegavam que muitos eleitores estavam votando com títulos antigos, pois em setembro de 1916 teria havia um novo alistamento e muitos eleitores não estavam aptos a votar. 

       Os partidários de Júlio Brasileiro incomodados com as manifestações afrontaram os líderes dos protestos com ameaças e xingamentos. Apesar de todo o tumulto, a eleição prosseguiu normalmente. O Resultado seria anunciado em 07 de fevereiro de 1917 e confirmaria a vitória do coronel Júlio Brasileiro, mas este não chegaria a tomar posse, em virtude, do trágico acontecimento no Café Chile em Recife, onde foi assassinado na noite de 14 de janeiro de 1917 pelo capitão Francisco Sales Vila Vila Nova, que suspeitava de ser o mandante do seu espancamento em Garanhuns em 12 de janeiro de 1917.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário