segunda-feira, 27 de junho de 2016

          ACONTECE TERCEIRO ENCONTRO DA COMISSÃO DO MEMORIAL DA HECATOMBE


 Nesta segunda-feira, 27 de junho,  aconteceu no Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns o terceiro encontro da Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe de Garanhuns. 
 O encontro que teve a participação de representantes das famílias e instituições, foi marcada pelas avaliações das ações concretizadas pela Comissão nos meses de maio e junho, e a reelaboração da programação  para o  centenário da Hecatombe de Garanhuns. Novas propostas foram apresentadas pelos membros da Comissão, e alguns eventos já foram definidos para a programação, entre elas, a exposição que acontecerá no  Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns e que contará como foi a eleição de 10 de julho de 1916 em que disputaram o coronel Júlio Brasileiro e o Dr. Rocha Carvalho o cargo de prefeito de Garanhuns. Também foram definidas as datas para o projeto Roda de Conversa que acontecerão em setembro com os estudantes das Redes de Ensino Municipal, Estadual, Privada e Faculdades, e que serão marcados por debates sobre o acontecimento histórico centenário,  também nesse mês será lançado o livro A Cobertura Jornalística da Hecatombe de Garanhuns do professor Cláudio Gonçalves. A exposição do Memorial da Hecatombe com salas temáticas terá início em novembro e seguirá até janeiro de 2017.  
De 07 a 15 de janeiro de 2017 foram definidas palestras no IHGG e Academia de Letras de Garanhuns, lançamento de selo alusivo ao centenário, Sessão Solene na Câmara de Vereadores com homenagem do 9º BPM aos soldados mortos na Hecatombe e palestra com o escritor Geraldo Ferraz, neto do tenente Theophanes Torres, caminhada da Paz, promovida pelos Caminhantes do Parque, aposição de placa no prédio da Compesa, antiga cadeia,  culto na Igreja Presbiteriana Central e Missa na Catedral de Santo Antônio.
  Dois eventos estão para serem confirmados, Sessão Solene em novembro de 2016 na Assembleia Legislativa do Estado e solenidade no dia 07 de janeiro de 2017 no Centro de Estudos de História Municipal - CEHM, em Recife.
  Em breve estaremos divulgando no blog a programação completa com os eventos, locais, datas e horários. 



terça-feira, 14 de junho de 2016

CERIMÔNIA DA APRESENTAÇÃO DA BIOGRAFIA DOS EX-PREFEITOS VITIMADOS NA HECATOMBE DE GARANHUNS ACONTECEU NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 14, NO PALÁCIO CELSO GALVÃO. 


     A Prefeitura de Garanhuns e a Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe de Garanhuns realizaram nesta terça-feira na antessala do gabinete do Prefeito Izaias Régis Neto a apresentação das biografias dos ex-prefeitos vitimados na Hecatombe de Garanhuns e a entrega dos quadros dos respectivos políticos.  

   A cerimônia contou com a presença dos familiares dos ex-prefeitos, membros do governo municipal, vereadores, diretores do IHGG,  membros da Comissão do Memorial, blogueiros, radialistas e jornalistas.  
  O evento teve como mestre de cerimônia o radialista Luciano Andrade. O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, professor Cláudio Gonçalves em nome da Comissão do Memorial falou sobre o trabalho que tem sido realizado pelos membros que compõem a Comissão do Centenário da Hecatombe, destacando o empenho de todos em resgatar e valorizar a memória dos principais personagens e enfatizou que o esforço da equipe tem sido recompensada com a participação das famílias, objetivo primordial desse centenário.

 O prefeito Izaias Régis enalteceu os feitos políticos, sociais e culturais dos ex-prefeitos Manuel Jardim, Francisco Veloso, Argemiro Miranda e Júlio Brasileiro, ressaltando que os garanhuenses possam ter a oportunidade de conhecer esse fato histórico, sem julgamentos e sentenças, mas com respeito aos que contribuíram para o desenvolvimento e progresso de Garanhuns, como também conhecer outros fatos históricos que fazem parte da belíssima historiografia da nossa cidade.  
 O vereador Audálio Ramos Machado Filho, após o pronunciamento do prefeito, fez a leitura das biografia dos ex-prefeitos, em seguida foram entregues os quadros das ex-autoridades para fazer parte da galeria dos ex-prefeitos de Garanhuns.  

 Ao prefeito Izaias Régis, a sua assessoria de Gabinete, a secretária de Comunicação Social Jacqueline Menezes e equipe, aos familiares e a imprensa local, os nossos agradecimentos por este momento histórico que ficará marcado nos cem anos da Hecatombe de Garanhuns. 
Mônica Maria Moroni Jardim, Dra. Alba Regina, Glauco Brasileiro e Wilza Alexandra. 

sábado, 11 de junho de 2016

                                         TÚNEL DO TEMPO.

                          RESIDÊNCIA DO CORONEL JÚLIO BRASILEIRO.
                                (Parte da Loja Narciso e Dom Pastello).
                                            Foto: Ronaldo Feitoza.




quinta-feira, 9 de junho de 2016

CERIMÔNIA DE APRESENTAÇÃO DA BIOGRAFIA E ENTREGA DOS QUADROS DOS EX-PREFEITOS ACONTECERÁ NO DIA 14 DE JUNHO.



   A Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe de Garanhuns e a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura informam que a cerimônia para a entrega dos quadros dos ex-prefeitos Manoel Jardim, Francisco Veloso, Argemiro Miranda e Júlio Brasileiro, e a apresentação de suas respectivas biografias, acontecerá no dia 14 de junho, terça-feira, ás 09:00 horas, na antessala do gabinete do prefeito no Palácio Celso Galvão.
    NETO DO CAPITÃO THOMAZ MAIA VISITA GARANHUNS


      O Garanhuense Dr. Tomaz Antonio Reinaux Maia e sua esposa Solange de Andrade Lima Maia, estão em visita a Terra de Simôa Gomes, o neto do Capitão Thomaz Maia está realizando pesquisas para a publicação de um livro que contará a história do seu avô e ex-prefeito de Garanhuns e do seu pai Pedro da Silva Maia.  
     Representando o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, professor Cláudio Gonçalves de Lima, presidente da entidade, almoçou com o casal e o escritor e musico curitibano Alexandre Saraiva na Colônia de Férias do SESC. Um encontro bastante agradável, em que o Dr. Tomaz Maia, falou da sua vida de infância, seus avôs e a famosa Vila Maria.
Ana Cláudia (Neta de Thomaz Maia) e Dr. Tomaz Maia.
      Depois o Dr. Tomaz Maia e o escritor Alexandre Saraiva visitaram o IHGG, onde teve a grata surpresa de encontrar com membros da sua família. Ana Cláudia, esposa de Jorginho e dois sobrinhos. Na ocasião o IHGG foi presenteado pelo Dr. Thomaz Maia, com o Diploma da patente do seu avô datado de 1902, e que estava em um tubo dentro do jazigo da família quando ele o preparava para o sepultamento da sua mãe Alcione Reinaux Maia, em 28 de agosto de 1981. Também doou ao Instituto a Reservista do seu pai Pedro da Silva Maia.
     Os membros do IHGG e da Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe, agradece pela doação de inestimáveis documentos históricos, que vem contribuir enormemente para a memória da História de Garanhuns.

Não postamos a Patente e a Reservista devido ao estado delicado em que se encontram e que terão de ser restaurados.

quarta-feira, 8 de junho de 2016


FOTO INÉDITA DE MARIA PINHEIRO DA SILVA BRASILEIRO.
MÃE DO CORONEL JÚLIO BRASILEIRO.




Foto: Facebook Grupo Brasileiro de Garanhuns - Postado por Rosinha Brasileiro.
Responsável pelo Grupo: Luchia Andrade


   Maria Pinheiro da Silva Brasileiro, foi a primeira esposa de Antônio Cesário Brasileiro, dessa união matrimonial nasceram: Júlio Brasileiro, Antônio Cesário, Leopoldina, Maria Leonila, Guilhermina, Manoel, César, Jacinta, Emília, Idalina, Olindina e Hermínia
           FOTO INÉDITA DE EUTÍCHIO DA SILVA BRASILEIRO

Foto: Grupo Facebook Brasileiro de Garanhuns - Postado por Juliana Brasileiro
Responsável pelo Grupo: Luchia Andrade. 



 Eutíchio da Silva Brasileiro, nasceu do segundo casamento de Antônio Cesário da Silva Brasileiro, pai de coronel Júlio Brasileiro, com Mariana da Silva Brasileiro.
 Eutíchio Brasileiro foi casado com Perine Bezerra de Vasconcelos com quem teve três filhos: Zilda, Ziláh e Newton. Casou pela segunda vez com Ruth de Siqueira Brasileiro, do matrimônio nasceram: Verônica, Geraldo, Aurora, Evaldo, José Luiz e Walter. 
 Eutíchio Brasileiro faleceu em Recife aos 79 anos.  

segunda-feira, 6 de junho de 2016

                                                TÚNEL DO TEMPO

                     HOTEL E HOSPEDARIA MOTTA



Hotel e Hospedaria Motta que tinha como Diretor Vicente Dantas Filho. Foi fundado em 1889 á Rua Rosa e Silva (atual Dantas Barreto). Depois no prédio passou a funcionar as instalações das Mercedárias. Hoje no local funciona o estacionamento do Grupo Pérola. 



  

sábado, 4 de junho de 2016


CERIMÔNIA DE APRESENTAÇÃO DA BIOGRAFIA E ENTREGA DOS QUADROS DOS EX-PREFEITOS.


  A Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe de Garanhuns e a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura informam que a cerimônia para a entrega dos quadros dos ex-prefeitos Manoel Jardim, Francisco Veloso, Argemiro Miranda e Júlio Brasileiro, e a apresentação de suas respectivas biografias, acontecerá no dia 15 de junho, ás 09:00 horas, no Palácio Celso Galvão.


quinta-feira, 2 de junho de 2016

JORNAL O COLUMINHO DE GARANHUNS DIVULGA TRABALHO DA COMISSÃO DO MEMORIAL DO CENTENÁRIO DA HECATOMBE.



 O Jornal O Columinho na edição 49 que saiu em circulação no dia 31 de maio, traz na página B 2, a reportagem sobre a Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe. A matéria destaca o fato histórico, a instalação da Comissão pelo prefeito Izaías Régis, os membros que compõem a Comissão, as metas e ações delineadas para o centenário que farão parte da programação, além de algumas fotos da época. Na página B 4, Destak da Sociedade, o Jornal publicou a foto dos membros da Comissão. 
 Ao Editor Geral do Jornal O Columinho, Augusto César e demais diretores agradecemos pelo espaço cedido a Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe, e parabenizamos pela publicação séria e sempre imparcial.
COMISSÃO DO MEMORIAL DO CENTENÁRIO DA HECATOMBE REALIZA VISITA AOS NETOS DO CAPITÃO SALES VILA NOVA.

Anchieta Gueiros, Escritor Antônio Vilela, Márcia Rosangela, Cláudio Gonçalves e Vereador Audálio Ramos.
  Nesta quinta-feira, os membros da Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe da Garanhuns, estiveram na residência da senhora Muze Alves, mas por motivos de enfermidade de familiares, a mesma não pode está presente. A senhora Márcia Rosangela Sales, bisneta do capitão Sales Vila Nova que reside na cidade de Vitória de Santo Antão, viajou até Garanhuns para representar a família.  

   Depois de ser feito um preâmbulo dos objetivos da Comissão para o centenário da Hecatombe, o representante da Câmara de Vereadores de Garanhuns na Comissão, escritor Antônio Vilela, fez a leitura da biografia do Capitão Sales Vila Nova, tecendo alguns comentários sobre a a vida do patriarca da família. Em seguida o vereador Audálio Ramos Machado Filho, representante da Diocese de Garanhuns na Comissão, entregou um quadro com uma foto do Capitão Sales, esposa e filhos. Finalizando o momento, o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico na Comissão, Cláudio Gonçalves de Lima, e que representa a entidade na Comissão, entregou um arranjo de flores a senhora Márcia Rosangela.

   Acompanharam a visita o diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, Anchieta Gueiros e o escritor e músico Paranaense, José Alexandre Saraiva, que está em Garanhuns realizando pesquisas para um novo livro que em breve será publicado.

 Foi um momento emocionante para os familiares e membros da Comissão do Memorial. Um encontro que sempre será lembrando, pelo acolhimento e o sentimento de fraternidade.   

     A todos os familiares nos congratulamos pela recepção, e manifestamos os nossos votos para que seja restabelecida a saúde dos entes da família Sales Vila Nova.

Biografia pesquisada pelo Professor Cláudio Gonçalves. 
      
      

                                                  TÚNEL DO TEMPO

     PROPAGANDA DOS CINEMAS DE PERNAMBUCO - JORNAL DO RECIFE - 28/11/2016
                      CINEMA MODERNO DO CAPITÃO THOMAZ MAIA 



Filme em exibição: MALDITA SEJA A GUERRA

   

quarta-feira, 1 de junho de 2016

                                          TÚNEL DO TEMPO


  O BLOG DA COMISSÃO  DO MEMORIAL DA HECATOMBE ESTARÁ LANÇANDO EM ALGUMAS DE  SUAS PUBLICAÇÕES REGISTROS HISTÓRICOS DO INÍCIO DO SÉCULO XX. DESTACAMOS HOJE O ARMAZÉM DAS 12 PORTAS OU BELA AURORA, O APRENDIZADO AGRÍCOLA E O SINDICATO AGRÍCOLA E PASTORIL DE GARANHUNS.